Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

+2
mara
Sorbolange
6 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Qual deusa você é? Descubra... ;)

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_lcap8%Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_rcap 8% 
[ 1 ]
Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_lcap25%Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_rcap 25% 
[ 3 ]
Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_lcap0%Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_lcap0%Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_lcap25%Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_rcap 25% 
[ 3 ]
Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_lcap17%Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_rcap 17% 
[ 2 ]
Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_lcap17%Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_rcap 17% 
[ 2 ]
Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_lcap8%Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Vote_rcap 8% 
[ 1 ]
 
Total de votos : 12
 
 

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Convidad Dom Mar 09, 2008 2:11 pm

Homenagem ao nosso dia, meninas! (já passou, mas é muito legal!)

Recebi de um amigo e não pude deixar de pensar em nós todas. Acrescentei algumas coisa que pesquisei.


Os antigos gregos eram conhecidos por desprezarem as mulheres, relegado-as ao lar. Porém, souberam descrevê-las com fascínio e muitas faces. Se não podiam fazê-lo com mulheres reais, o fizeram com suas Deusas:

Hera- A Companheira, (Deusa do Poder. A Primeira Dama do Olimpo).Era obstinada, possessiva e poderosa. Sabia perdoar, porém, os deslizes do esposo;
Atena- A Audaz, era racional em tudo ( deusa da sabedoria e realização profissional). Infiltrava-se no mundo dos homens e assustava-os em suas "brincadeiras de meninos" - sempre vencendo;
Héstia- O Fogo Eterno(a deusa do lar). Aceitava todos, cultivava afetos. Nunca estava só;
Ártemis- a Selvagem, (Deusa da aventura, dos esportes e liberdade).Jamais precisou do mundo dos homens. Indomável, dedicava a sua vida à liberdade dos bosques;
Deméter- A Grande Mãe, (Deusa da fertilidade, maternidade). Abandonou tudo para rever a filha raptada. Ao fazer isso, o mundo deixou de ser fértil;
Afrodite- A Vaidade, a beleza. (Deusa da beleza e do amor/ paixão).Era a mais bela e cruel, dedicada à paixão aos outros - e a si própria.
Perséfone- O Amor,a espiritualidade(Deusa do mundo espiritual). Era tanto a menina a brincar, quanto a mulher sombria em silêncio.


Coloquei as mais importantes.

Se alguém quiser saber sobre outras deusas menos conhecidas, aqui vai um link legal:
http://www.geocities.com/HotSprings/Chalet/8282/page22.html
[/i][/b]


Depois de ler, reflita e responda:

Qual deusa você é? Descubra... ;) Se possível, comente sua resposta!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Vendo o link, por sinal muito legal, Lilly....

Mensagem  Sorbolange Seg Mar 10, 2008 9:18 am

Acho que me idenficaria mais com a Deusa Têmis, Deusa do correto (no sentido de correção e não da moral), Deusa dos limites e fronteiras!
Não me identifiquei com outra, uma vez que desde que me conheço por gente luto muito pela justiça!!! Lembro de quando alcancei um cargo de chefia no meu trabalho; quando ainda trabalhava para terceiros, ouví de uma subordinada que era bom ter à mim como chefe, porque eu era justa!!!! Nunca esquecí isso, porque esse sempre foi o meu objetivo!
Então tá aí...Sol seria a Deusa Têmis!
(E claro, se Hércules fosse mesmo Kevin Sorbo, essa Deusa se apaixonaria por ele, casariam e seriam felizes para sempre, praticando a justiça pelo mundo à fora!!!):farao: :king: bounce
Sorbolange
Sorbolange

Número de Mensagens : 1454
Idade : 59
Location : São Paulo - Brasil
Data de inscrição : 24/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Queridas fãs de Kevin!!!!!

Mensagem  Convidad Seg Mar 10, 2008 10:17 am

Esqueci de avisar! A escolha é múltipla! Se vocês acharem que têm características de mais de uma ( a gente pode ser muitas ao mesmo tempo...) podem marcar e explicar o motivo, se quiserem!
Eu já me achei em mais de uma, sou meio mutante, e com certeza já me achei também naquele link ali em cima! Adorei enxergar o deus Dionísio sob uma ótica que eu não conhecia! Vejo nele sempre as características de Baco ( sua versão romana, bem menos cheio de sutilezas. )
Gente, para mim Dionísio, como Baco, era só associado a bebedeiras e aos famosos bacanais, então eu não simpatizava com ele, por causa da idéia da promiscuidade também. Vou tentar ler mais sobre ele, pois já o estou encarando com muita simpatia. O que nos leva ao seguinte: temos que retomar o tópico sobre os deuses gregos!
PS: ainda vou ler mais antes de votar!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty SOL!

Mensagem  Convidad Seg Mar 10, 2008 10:19 am

Como votaste antes de eu colocar que era escolha mútipla, se te identificaste com mais algum, podes colocar aqui!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  mara Seg Mar 10, 2008 11:06 am

Enquete legal, Carmen.Very Happy
Acho que a Mara é um misto de Atena e Demeter.:arrow:
mara
mara

Número de Mensagens : 19302
Location : São Paulo, Brasil
Data de inscrição : 02/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Obrigada por avisar Lily..

Mensagem  Sorbolange Seg Mar 10, 2008 11:12 am

mas eu fico só com Têmis mesmo!!!

Só que achei outra coisa muito interessante naquele site...a descrição de Herói, veja se não é
exatamente a descrição do herói que vemos em Kevim Sorbo?:-

Herói: A palavra vem do gr. heros, heroos, pelo lat. *heror.S.m.(1) Homem estraordinário por seu valor e sua magnanimidade. Pessoa que por qualquer motivo se torna o centro das atenções. 4)-mt: Semideus (Aurélio).

Disse tudo?

Kevin Sorbo pra mim é sinônimo de beleza, saúde, alegria, sabedoria, discernimento, amor, tesão, elegância, descrição, liberdade, escolhas certas e...Herói!!!!






Sorbolange
Sorbolange

Número de Mensagens : 1454
Idade : 59
Location : São Paulo - Brasil
Data de inscrição : 24/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  mara Seg Mar 10, 2008 12:37 pm

Sol escreveu:
Kevin Sorbo pra mim é sinônimo de beleza, saúde, alegria, sabedoria, discernimento, amor, tesão, elegância, descrição, liberdade, escolhas certas e...Herói!!!!

Bem colocado, Sô!8)
mara
mara

Número de Mensagens : 19302
Location : São Paulo, Brasil
Data de inscrição : 02/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Sorbolange Seg Mar 10, 2008 1:23 pm

Bem colocado, Sô!8)

Não é verdade Ma???? Tudo isso e muito mais!!!! Twisted Evil :cyclops: :oops: 😕
Sorbolange
Sorbolange

Número de Mensagens : 1454
Idade : 59
Location : São Paulo - Brasil
Data de inscrição : 24/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Clacats Sex Mar 14, 2008 6:07 pm

Acabei de votar!
E concordo com a Sô e a Mara:
Ele é tudo isso e muito mais, acho que vamos acabar ficando sem palavras para descrevê-lo... :cheers:

beijos
Clacats
Clacats

Número de Mensagens : 195
Data de inscrição : 23/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Myriam Castro Sáb Mar 15, 2008 4:31 pm

Bem ... votei em Atena, não por causa da sabedoria (afinal, ninguém é "sábio" ... a cada dia se aprende um pouco), mas por causa da racionalidade - tenho de fato essa tendência, e às vezes até exagero ... - e da audácia - de fato, não faço o tipo "medo de tudo" ... gosto de enfrentar situações novas, e mesmo arriscar-me um pouco ... faz parte até da minha profissão (às vezes preciso enfrentar cães bravos, serpentes peçonhentas ou outros "bichos").
Mas também de mim mesma. Sempre fui assim.
Myriam Castro
Myriam Castro

Número de Mensagens : 4767
Idade : 64
Location : Minas Gerais - Brasil
Data de inscrição : 22/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Convidad Dom Mar 16, 2008 11:58 am

Votei em Deméter e Atena, embora, como eu já falei antes pra vocês, ache que todas nós mulheres somos um pouco mutantes e nos adaptamos às várias situações, carregando, por isso, carcterísticas desta ou daquela deusa em maior ou menor grau em diferentes épocas das nossas vidas.
Mas creio que em mim sempre predominam características de Deméter, pois, com certeza eu largaria e largo qualquer coisa por um filho (incluo aí os meus sobrinhos, que ajudei a criar, sendo mãe deles antes de ser dos meus próprios). E por estar sempre cercada de adolescentes e crianças, sou meio mãe da maioria deles. A gente às vezes é até meio mãe de algumas amigas. Por isso acho que muitas de nós são mães sem terem tido filhos seus. Na minha opinião, ser mãe é uma condição bem complexa e não envolve só o fator biológico ou afetivo .(Que achas , Mara, nossa terapeuta?) Enfim, eu seria uma Deméter mesmo que não tivesse meus próprios filhos.

Quanto a Atena, a identificação é pelo lado intelectual. Sou uma pessoa que gosta de estudar, mesmo o que não é da minha área. Desde pequena, ler é meu passatempo favorito e aprender me fascina (até mais do que ensinar, porque acho que isto é mais um dom do que um traço da minha personalidade).

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  mara Dom Mar 16, 2008 12:08 pm

Falaste bem, Carmen.Very Happy
mara
mara

Número de Mensagens : 19302
Location : São Paulo, Brasil
Data de inscrição : 02/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Sorbolange Seg Mar 17, 2008 8:41 am

Clacats escreveu:Acabei de votar!
E concordo com a Sô e a Mara:
Ele é tudo isso e muito mais, acho que vamos acabar ficando sem palavras para descrevê-lo... :cheers:

beijos

É verdade Claudinha...acho que até nem existem palavras para descrever Kevin...se ele não fosse humano, não teria defeitos e a palavra seria "Perfeito", mas acho que "Perfeito pra nós" já o descreve não??/(rsrs)

Ah...vc não comentou sua Deusa.....
Sorbolange
Sorbolange

Número de Mensagens : 1454
Idade : 59
Location : São Paulo - Brasil
Data de inscrição : 24/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Convidad Qua Set 24, 2008 6:49 pm

Seria interessante se a gente pudesse ouvir a opinião de nossasnovas amigas aqui do forum. Alguém quer responder?Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Icon_question:?:

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Manto Negro Qui Set 25, 2008 10:16 am

Esse tópico é muito interessante, ainda não sabia dele, aliás tem muita coisa aqui que ainda não vi.
Mas vamos a este. Bem eu me identifco com Dionísio, estranho não? Entre tantas deusas eu me identificar logo com um deus!

Vou transcrever aqui o que esta no site:


Dionísio é uma incógnita, nada é conclusivo no que diz respeito a ele. É o deus que concedeu o vinho e o sono aos mortais. Ele era magnífico em se transformar, modificava-se com disfarces teriomórficos (touro, serpente, leão, bode) para validar seus mandatos. Associado a turbulência, ao abandono, a liberação das repressões da vida, mas não devasso ou libertino, características próprias de Baco, sua versão romana. A liberdade atribuída a Dionísio era de se viver a vida, desfrutando do que ela tinha de melhor, mas em coerência com a essência interior – ele habita o inconsciente e clama por se libertar. Foi por essa razão que ele era seguido incessantemente pelas mulheres. Havia algo nele do feminino, muitos o achavam parecido com as mulheres. Há uma androgenia em Dionísio que fazia com que fosse adorado por ambos os sexos(...)

(...)Era um deus sensível às dores e angústias dos mortais e o vinho veio para curar a alma através da liberação e da animação da mesma.

Dionísio era, decididamente, uma afronta aos valores patriarcais.

A vivência da sexualidade despertada nas mulheres por Dionísio não era profana, pois ele acreditava e sabia que as mulheres eram fiéis ao amor e, portanto, à sua própria natureza. Elas não sairiam por aí se entregando a qualquer um.

Dionísio é associado a “loucura” que não tem qualquer relação com a insanidade, mas ao poder criativo que, também, pode se destrutivo, que seria a invasão de uma divindade, ou seja, a energia desse deus emerge das camadas mais profundas do inconsciente e que independe da vontade do ego.

Dionísio ou, psicologicamente falando, a experiência dionísica conduz a uma intensificação da consciência e por isso é parte fundamental no processo de individuação.

“Dionísio chega como o libertador da alma porque ele liberta o que foi reprimido e ocupa a alma vazia com seu poder. O fato de especialmente as mulheres serem suas devotas sugere que o elemento aprisionado era, e ainda é, o feminino.” (Sanford, 1999, p. 146).

Entretanto, isso não é comparável ao movimento feminista, pois não rejeita ou nega o logos (masculino) ou hipervaloriza o eros (feminino), a liberação dionísica visa a união desses elementos que assim libertariam a alma. Não haveria, assim, uma hipervalorização do ego.


Me sinto assim, em meu íntimo clamo por liberdade, mas sou presa a fatores do cotidiano necessários a convivência humana.
Meu parceiro é um taurino, totalmente o oposto de mim, o que me faz sentir mais presa ainda! O meu ponto de vista é mais libertário, não de forma leviana, uma liberdade limpa sem preconceito, reprimendas infundadas!!!
Quero viver a vida, a sociedade me prende a uma realidade que meu ego não aceita...
Esta sociedade encara o sexo como uma necessidade, sem ele não existe amor, nem vida a dois, a mim o sexo é só uma consequência de um grande amor, em que as pessoas são felizes independentes de praticá-lo ou não!
Resumindo sou o que chamam de " pé no chão, cabeça no mundo da lua"!
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Convidad Sex Set 26, 2008 10:56 am

Bem, então temos uma "Dionísio" por aqui. Não é uma surpresa. Eu achei muito interessante esta visão. Eles colocaram coisas que eu não sabia. Dionísio pra mim,era Baco. Mas eles são diferentes.Podemos ter mais Dionísios do que pensamos entre nós. Não acham?
Eu coloquei este site poque ele abriu um leque maior de opções!Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Icon_study

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  maite Sex Set 26, 2008 11:39 am

a mi me gustaria ser demeter..porque fue novia de hercules jeje Twisted Evil
maite
maite

Número de Mensagens : 1955
Idade : 62
Location : barcelona-españa
Data de inscrição : 15/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Convidad Sex Set 26, 2008 12:53 pm

Hummm, interessante colocação a da Teresa, se olharmos por este lado mais romântico...Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Icon_wink

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Manto Negro Sex Set 26, 2008 3:53 pm

Carmen Lily escreveu:Bem, então temos uma "Dionísio" por aqui. Não é uma surpresa. Eu achei muito interessante esta visão. Eles colocaram coisas que eu não sabia. Dionísio pra mim,era Baco. Mas eles são diferentes.Podemos ter mais Dionísios do que pensamos entre nós. Não acham?
Eu coloquei este site poque ele abriu um leque maior de opções!Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Icon_study

Você foi feliz em criá-lo Carmen, e muito inteligente também!
Nos faz refletir sobre quem realmente somos!
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Manto Negro Sex Set 26, 2008 3:54 pm

maite escreveu:a mi me gustaria ser demeter..porque fue novia de hercules jeje Twisted Evil

É... a Teresa é bem mais esperta! :lol:
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Convidad Seg Out 06, 2008 10:08 pm

Manto Negro escreveu:
Você foi feliz em criá-lo Carmen, e muito inteligente também!
Nos faz refletir sobre quem realmente somos!

O crédito é de um amigo de um dos meus filhos. Ele me mandou a perguntinha inicial, eu só desenvolvi a idéia e fiz um pouco mais de pesquisa, porque adorei. E creio mesmo que nós somos muitas deusas (ou deuses) ao mesmo tempo. Assim como já vimos que temos muuuuuita coisa em nós de vários personagens mitológicos. Lembrando a vocês, que logo teremos mais mitologia nos tópicos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Manto Negro Qua Out 08, 2008 5:41 am

OBA!!! bounce
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  mara Qua Out 08, 2008 9:57 am

E aí, meninas? Acho que todas aqui têm muito da deusa Héstia. O que voces acham? Aquela que cuidava, entre outras coisas, do fogo sagrado.
Aqui uma breve definição da importância de Héstia:
Héstia é encontrada em rituais, simbolizada pelo fogo. Para que uma casa se tornasse um lar, a presença de Héstia era solicitada. Quando um casal se unia, a mãe da noiva acendia uma tocha em sua casa e a transportava diante do casal recentemente casado até sua nova casa, para que acendessem a primeira chama em seu lar. Este ato consagrava o novo lar.

Depois que a criança nascia, acontecia um segundo ritual. Quando a criança tinha cinco dias de vida, era levada ao redor da lareira para simbolizar sua admissão na família. Então seguia-se um festivo banquete sagrado.

Da mesma forma, cada cidade-estado grega tinha uma lareira comum com um fogo sagrado no edifício principal, onde os convidados se reuniam oficialmente. Cada colônia levava o fogo sagrado de sua cidade natal para acender o fogo da nova cidade.
Portanto, onde quer que um novo casal se aventurasse a estabelecer um novo lar, Héstia vinha com eles com o fogo sagrado, ligando o lar antigo com o novo, talvez simbolizando continuidade e ligação, consciência compartilhada e identidade comum.
mara
mara

Número de Mensagens : 19302
Location : São Paulo, Brasil
Data de inscrição : 02/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Convidad Qua Out 08, 2008 10:55 pm

Ai, que bonito! Sim , sem dúvida, pelo que sei todas nós temos um pouco dela!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Manto Negro Qui Out 09, 2008 6:52 am

É Mara, muito lindo o ritual de casamento!!! Com certeza todas nós temos um pouco de Héstia! Lindo! ❤
Manto Negro
Manto Negro

Número de Mensagens : 2867
Idade : 48
Location : Santa Tereza de Goiás- GO
Data de inscrição : 26/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra! Empty Re: Mitologia Grega- Qual Deusa você é? Descubra!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos